Alimentação - Ementas


 

 

As nossas ementas são elaboradas com o apoio de um nutricionista, atendendo às diferentes faixas etárias, sendo norteadas por princípios de alimentação saudável.

A informação nutricional disponibilizada nas ementas está de acordo com o preceituado no Regulamento (UE) N.º 1169/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, sendo apresentada para cada faixa etária.

De referir que as capitações dos alimentos utilizados representam os valores médios de referência, ressalvando-se que dentro de cada intervalo, cada  criança possui diferentes níveis de desenvolvimento para a idade, em especial diferente relação peso/altura e diferentes níveis de actividade física.

No período da manhã, a partir da faixa etária dos 24 aos 36 meses, é ainda servido às Crianças um "snack" matinal, composto por pão com creme vegetal (às 2.ªs, 4.ªs e 6.ªs-feiras), alternando com pedaços de fruta (às 3.ªs e 5.ªs-feiras).

Nas salas destinadas às Crianças desde a aquisição da marcha até aos 24 meses, começa por ser servido apenas pão com creme vegetal, introduzindo-se a referida alternância no decurso do ano escolar, quando o Educador entender adequado, tendo em conta o desenvolvimento das Crianças do seu grupo.

Ver a Informação Nutricional e a Declaração Nutricional


Ementas da Creche:  

          ► Ementa das Salas "Berçário"

          ► Ementa 1 – Salas "Crianças desde a aquisição da marcha até aos 24 meses"

          ► Ementa 2 – Ementa de transição da Ementa 1 para a Ementa 3

          ► Ementa 3 – Salas "Crianças dos 24 aos 36 meses"

 


 

Ementas do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo:

No Pré-Escolar e no 1.º Ciclo temos uma variedade de 5 ementas que se repetem a cada 5 semanas.
Para saber qual a ementa servida em cada semana, deverá ser consultada a tabela "EMENTAS SEMANAIS”.
As ementas semanais continuarão a ser afixadas nos placares do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo. As ementas divulgadas podem sofrer alterações pontuais em virtude de imprevistos (por exemplo, dificuldades de abastecimento dos produtos ou quebras de energia).